Iluminismo

10/04/2011 00:29

Iluminismo

   - Os pensamentos Iluministas: Os primeiros divulgadores dos ideais do sec. XVIII passaram a ser chamados de iluministas. Eles tinham em comum a extensão dos principios da críttica, da razão, a todos os campos de conhecimento humano.

   - Principais filosofos:

   * John Locke (1632-1704): " Pai do iluminismo" = Defendia a liberdade pelitica e economica e condenava o absolutismo.

   * Montesquieu (1689-1735): Considera que o poder do Estado não poderia ficar conentrado nas mãos de uma única pessoa. Defendia a separação dos poderes em executivo, judiciário e legislativo, independentes e harmonicos. Obra: " O espirito das leis"

   * Voltaire (1694-1798): Defendia a liberdade de expressão, criticava o clero catolico e a prepotencia dos poderosos. Obras: "Cartas Inglesas", "Candido"

   * Sean Jacques Rosseau (1712-1778): Defendia a tese da bondade natural do ser humano, que seria deturpada pela civilização. Acreditava que a atividade politica repousa sobre o pacto entre o soberano e o povo, e pregava o direito popular à reivindicação, à assembleia popular.

   * Diderot (1713-1784): e D'Alembert (1717-1783): Organizaram a "enciclopedia", obra que pretendia reunir todo o conhecimento dos séculos XVII e XVIII em uma única publicação. Esta obra divulgava os ideais iluministas, as descobertas cientificas e procura mostar que o capitalismo iria triunfar.

   * Economistas: Defendiam o liberalismo economico, que significa a defesa da tese de que a economia, não deveria ser controlada pelo Estado. A economia caminharia por si só, e o Estado só deveria intervir para garantir o seu livre caminhar. Lema: "Laissez faire, laissez passer", que significa " deixai fazer, deixai passar"

   - Principais teses dos economistas:

   -> "Lei da oferta e procura": Quando a procura é grande o preço sobe, quando a pouca procura o preço cai.

   -> "Livre concorrencia": Capitalismo comercial = o mais forte economicamente sobrevive

   -> "Propriedade privada": A terra se torna propriedade comercial. O Estado passa a vendê-las a particulares.

   - Principais economistas:

   * Adam Smith: Teoria da riqueza das nações = toda quiqueza de uma nação viria da divisão do trabalho.

   * Thomas Malthus: Teoria malthusiana = população cresce em progressão geométrica e aritimética (os elimentos), o que levaria a uma desproporção entre os nº de pessoas e a quantidade de alimentos. Disso resultariam guerras, fome e epidemias, que trariam de volta o equilibrio.