Fichamento, Resumo e Resenha

09/04/2011 23:32


Fichamento
É o registro catalogado, em fichas ou em folhas, de uma obra. No fichamento, a obra é resumida ao essencial: cada capítulo corresponde a uma ficha e, cada parágrafo a uma frase. Para isso, é preciso usar fichas que facilitam a documentação e preparam a execução do trabalho. Não só, mas é também uma forma de estudar e assimilar criticamente um texto.
·   Tipos de Fichamento:
Bibliográfico – É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.
De Conteúdo -  É uma síntese das principais ideias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.
De Citações – Transcrição textual: reprodução fiel das frases que se pretende usar na redação de trabalho.
·   Estrutura do Fichamento
Cabeçalho:
- assunto
- referência: autor, título, local de publicação, editora, e ano de publicação.
Corpo
Exemplos:
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática.
A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher.
A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.
 
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
A obra insere-se no campo da história e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas e conquistas da mulher.
 
 
Educação da mulher: a perpetuação da injustiça (pp. 30 – 132). Segundo capítulo.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
“uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30)
“na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra” (p. 132)
“a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” (p.43)
 
Um Fichamento completo deve apresentar os seguintes dados:
1. Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura (cf. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas)
2.Resumo – sintetizando o conteúdo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introdução pode fazer uma pequena apresentação histórica ou ilustrativa).
3.Citações – apresentando as transcrições significativas da obra.
4.Comentários – expressando a compreensão crítica do texto, baseando-se ou não em outros autores e outras obras.
5. Ideação – colocando em destaque as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva.
Resumo
É a condensação de conteúdo, sem análise crítica ou interpretação. Deve ter o mesmo vocabulário do autor e seguir a mesma ordem do texto. É uma apresentação sintética e seletiva das idéias de um texto, ressaltando a progressão e a articulação delas. Nele devem aparecer as principais idéias do autor do texto.
O resumo deve ter: brevidade (concisão), clareza e fidelidade.
O resumo deve responder às perguntas:
O que esta propondo o texto?
O que esta explicando?
Qual é a discussão?
De que trata o texto ?
O que o autor pretende demonstrar?
Tente extrair a ideia principal e o propósito do texto.
 Como Distinguir ideias principais de ideias secundarias:
Descobrir as PARTES PRINCIPAIS em que se estrutura o texto.
Distinguir a ORDEM em que aparecem as diferentes partes do texto.
Identifique:
1. As Conseqüências: portanto, por isso...
2. Adição: da mesma forma, assim como, da mesma maneira...
3. Oposição: de outra parte, entretanto...
4. Incorporação de novas idéias (citações)
5. Complementação do raciocínio
 
Portanto, devem constar do resumo:
    O assunto do texto;
    O objetivo do texto;
    A articulação das idéias;
    As conclusões do autor do texto.
RESENHA
Não deixa de ser uma condensação do texto, mas também há a análise interpretativa do texto lido.
É um resumo crítico, deve existir uma apreciação crítica sobre a obra. Como fazer a resenha?
Primeiramente deve-se resumir o conteúdo e depois fazer a transição para a crítica, seguindo o esquema:
a)        introdução
b)       desenvolvimento
c)        conclusão
d)       crítica (quando for feita à parte)
A resenha é muito utilizada em jornais e revistas.