Senso comum e Pensamento Crítico

09/04/2011 23:37

   Chamamos de senso comun (ou conhecimento vulgar do ser humano) à primeira compreensão do mundo resultante da herança fecundada de um grupo social e das experiencias atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convicções e confiança para agir.

   Assim, considerando que no senso comum prodominam a possividade e o risco dos preconceitos, é preciso encontrar formas que possibilitem a passagem para o bom senso (ou pensamento crítico). Nesse caso, ocorre a elaboração refletida e coerente do saber a partir da explicação das intenções consciente dos individuos livres, que são, portanto, ativos capazes de crítica e donos de si mesmo. Recebida a herança cultural pelo senso comum, reelaboram sua concepção conforme a realidade concreta que precisam interpretar e transformar.

   O bom senso tem sua especificidade e vale como forma vigorosa de orientação vital. Por isso não podemos considerá-lo um saber menor ou sequer inferior a qualquer outro como por exemplo, a ciencia. Mesmo o cientista recoverá ao bom senso nos inumeros campos não abarcados pelo seu conhecimento especializado.